Ambulatório de Especialidades na Vila Maceno é fechado e passa a funcionar em espaço do Plaza Avenida Shopping com o nome de Centro Médico de Especialidades
A Prefeitura inaugura nesta segunda-feira, dia 8, a partir das 13 horas, o Centro Médico de Especialidades (CME) em espaço no piso 1 do Plaza Avenida Shopping. Na teoria é o “Poupatempo da Saúde”, mas na prática representa, por enquanto, apenas a mudança de endereço do Ambulatório de Especialidades (ARE) – que nesta sexta-feira, 5, foi fechado na Vila Maceno.
Principal promessa de campanha do prefeito Edinho Araújo, o Poupatempo da Saúde oferecerá o mesmo número de especialidades do ARE, 27. O horário de atendimento, de segunda-feira a sexta-feira, será mantido o mesmo, das 7h às 19h. A novidade é que o atendimento ocorrerá também aos sábados, das 7h às 13h – o que não ocorria quando era na Vila Maceno.
Pelo aluguel do espaço do shopping, a Prefeitura irá desembolsar R$ 45 mil mensal. O espaço onde vai ficar o CME será inaugurado com dois meses de atraso, já que estava previsto para novembro de 2017, depois ficou para dezembro e foi postergado para janeiro.
O espaço conta com 40 consultórios. O número de profissionais na área de saúde, diferentemente do que havia sido prometido, não aumentou por enquanto. O atendimento será feito pelos mesmos 100 médicos e 50 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, controlador de fluxo, gerente, diretor clínico, coordenador administrativo, agentes administrativos, telefonista e profissionais da limpeza. Novos funcionários são somente seis, sendo quatro recepcionistas e dois porteiros.
Para que o atendimento seja realizado aos sábados, a Secretária de Saúde informou que não haverá pagamento de hora extra para os médicos, “pois os que trabalharão aos sábados são contratados como horistas. Já os outros funcionários fazem compensação de horas durante a semana,” informou nota da assessoria de imprensa. Além do que já era oferecido no ARE, em nota, a Saúde promete mais agilidade. “Um atendimento mais rápido e qualificado, que será possibilitado pela informatização do sistema de saúde nas especialidades médicas, além de um ambiente acolhedor e humanizado”.
A promessa é de que o atendimento médio mensal seja de 16 a 18 mil pacientes e que o número pode chegar a 40 mil. Normalmente, no ARE são realizadas 15 mil por mês. O Diário procurou o secretário de Saúde, Aldenis Borim, nesta sexta-feira, mas ele não foi localizado.
Mudança
O ARE deixou de funcionar no prédio antigo, na sexta-feira, dia 5, e o local passará a abrigar o Centro de Especialidade em Reabilitação Municipal (CER II), que atualmente está em prédio locado.
A Prefeitura, por enquanto, não fará mudanças nas linhas de ônibus. As únicas linhas que passam direto do terminal para o Plaza Avenida Shopping são José Munia e Higienópolis. Em outras linhas, o usuário do transporte público precisa fazer a parada no terminal para então, pegar as linhas que vão até o Plaza.
Tatiana Pires