A Coopetição, é a estratégia de juntar/aliar negócios que combinam os princípios da cooperação e da competição. Este modelo já é muito usado no mundo digital deverá ser amplamente utilizada pelos operadores de varejo.
Coopetição está baseada na Teoria dos Jogos e busca aliar e juntar a cooperação e a competição. Não se trata de um novo conceito, mas que deverá ser fortemente utilizado pelo varejo após a pandemia.
O primeiro passo será identificar os personagens do jogo: Os principais são sua empresa, seus clientes e seus fornecedores, assim como, aqueles que competem e complementam o seu negócio.
Um personagem será seu complemento quando o seu produto ou serviço é mais valorizado quando estiver associado ao dele do que sozinho. Todos esses personagens formarão uma Rede de Valores:
Teremos que mudar o mindset, pois o mundo dos negócios é apenas competitivo. Por enquanto ele é
dividido entre aqueles que estão a seu favor e aqueles que estão contra.
Voce pode ter clientes e fornecedores que, em tese, estão no grupo dos que cooperam com seu negócio, no entanto, na hora de dividir o bolo, eles mudam de lado e passam a ser seus competidores: seus clientes querem pagar menos, seus fornecedores querem receber mais.
O melhor dos mundos é evitar uma concorrência mutuamente destrutiva: Para que você tenha sucesso, será necessário deixar que todos ganhem um pouco, inclusive seus concorrentes.
Mais do que buscar jogos de “soma-zero”, onde o ganho de um representa a perda de outro, desenvolver uma visão ampliada que permita identificar oportunidades de cooperação para o progresso do mercado e de cada personagem, pode ser a melhor forma de garantir uma transição adequada rumo ao futuro. Competição e cooperação: por que não?
Coopetição: Estimule os complementadores do seu negócio
“Mantenha seus amigos por perto, mas os seus inimigos mais perto ainda.” (*)
Marcos Semenzin
Crédito de fonte: Opusmkt
(*) Frase atribuída a Lao Tsé e popularizada no filme O Poderoso Chefão 2