Expansão e Revitalização


O dinamismo do varejo impõe aos empreendimentos uma constante necessidade de atualização, em relação às suas instalações, metas e principalmente em relação ao seu consumidor e à demanda de mercado.

Se pesquisarmos o mercado nacional, encontraremos exemplos de empreendimentos que devido ao seu planejamento ou a não modernização, não atingiram e ou perderam seu público consumidor.

 

Diagnóstico Operacional

Para estes casos, desenvolvemos o serviço de diagnóstico e planejamento de expansão e ou revitalização. O objetivo de um diagnóstico operacional é estabelecer o real potencial de um shopping center em termos de vendas, receitas e resultados, e comparar a performance encontrada com o potencial originalmente esperado. O resultado final é, através da identificação dos pontos fortes e fracos do seu desempenho histórico e atual, a apresentação e implementação dos passos necessários para aproximação da operação real ao potencial do empreendimento.

Para a consecução desses objetivos, é necessário que o Shopping Center seja analisado dentro do contexto de seu mercado consumidor, concorrência, características operacionais, etc. 

 

Plano de Reposicionamento

O plano de reposicionamento baseia-se na análise detalhada do negócio e contempla um conjunto de ações englobando entre outros aspectos, o seguinte: 

Tenant Mix – Análise do Tenant Mix atual e comparativo com as necessidades reais; determinação de faltas e excessos, ações a serem tomadas. Locação – Análise da situação atual e do processo de comercialização de lojas disponíveis atuais e futuras.

Público Consumidor e Comunicação – Identificação do público atual, análise deste vs. público alvo, como também avaliação da eficiência dos esforços publicitários.

Potencial Total de Vendas do Empreendimento – Análise das vendas realizadas em comparação com seu potencial e conseqüente estimativa do potencial a realizar do empreendimento.

Plano Operacional – Identificação de eventuais melhorias e indicação das ações cabíveis.

Análise Comercial – Identificação do posicionamento do shopping vs. as expectativas dos Empreendedores vs. desempenho de empreendimentos similares. Identificação de áreas e ações para aprimoramento.

Análise Financeira – Definição da rentabilidade do shopping em comparação a seus similares. Identificação das faixas de desempenho aceitáveis para o tipo de empreendimento em análise, sugestões cabíveis. Análise da vida econômica, tendências, potencial, perspectivas, obsolescência e liquidez.