20/06/2014

Implantação e Operação

Para que se possa iniciar a operação propriamente dita, nossos profissionais contam com a experiência da implantação de inúmeros shopping centers. A planificação, organização, e efetivação das atividades administrativas do empreendimento é um trabalho detalhado que compreende:

  • Determinação das necessidades para pessoal administrativo e operacional do empreendimento.
  • Definição dos cargos e perfil dos profissionais relevantes.
  • Supervisão da seleção e do treinamento do pessoal administrativo e operacional.
  • Coordenação da montagem do Comitê Técnico, englobando a seleção de pessoal qualificado, o estabelecimento do sistema para o acompanhamento das obras dos lojistas, a aprovação dos projetos e a instalação física das lojas individuais.
  • Supervisão e orientação das contratações de prestação de serviços e das equipes operacionais de terceiros (segurança, manutenção, paisagismo, limpeza e outros).
  • Desenvolvimento dos manuais operacionais, e dos procedimentos de segurança, manutenção e limpeza.
  • Determinação dos procedimentos operacionais da administração, tendo por objetivo atingir o máximo de eficiência, tanto para os empreendedores como para os lojistas do empreendimento.
  • Desenvolvimento de procedimentos e processos, incluindo formulários e impressos padronizados.
  • Supervisão da montagem do sistema de “press-releases” e assessoria de imprensa.

Tecnologia na Gestão e Operação

Para qualquer tamanho de empreendimento, a perfeita distribuição dos diferentes ramos e categorias de varejo determina a viabilidade financeira de todo o shopping e de todas as operações nele contidas.

O perfeito balanceamento da concorrência interna e o atendimento das necessidades do mercado na zona de influencia são fundamentais para o sucesso.

O conhecimento e a perfeita avaliação da concorrência externa determinam como atender as demandas.

O respeito à concorrência interna e externa são fundamentais, na condução do perfeito equilíbrio do mix e no melhor aproveitamento das oportunidades de varejo, que o mercado oferece.

O entendimento do shopping center como negócio de varejo é necessário para se obter a melhor rentabilidade possível nesse mercado.

A empresa disponibiliza aos seus clientes uma gama de serviços na área administrativa que possibilita a implantação e otimização de processos com aumento de produtividade em todos os departamentos.

Através de estudos específicos para cada empreendimento, mensuramos e indicamos os pontos prioritários de ação, aprimoramento e quando necessário, de uma completa reestruturação.

Com a determinação de procedimentos próprios para cada negócio nossos profissionais alcançaram em vários empreendimentos a redução significativa de custos operacionais, com aumento de velocidade e qualidade dos serviços.

Merecem destaque os trabalhos desenvolvidos na estrutura organizacional e nas funções de cada departamento, que englobam:

Objetivos – definição dos objetivos de cada departamento, suas tarefas e responsabilidades.

Integração – definição das interfaces de interação intradepartamental objetivando a implantação de linhas de comunicação dinâmicas entre os mesmos.

Sistemas – análise da necessidade de ferramentas informatizadas de gestão e controle de forma a proporcionar a todos os níveis, controles e informações compatíveis com a necessidade de cada usuário, de forma integrada e racional.

Manuais – desenvolvimento e implantação de manuais de procedimentos para cada departamento.

Na área administrativa financeira – implantação de rotinas e procedimentos para agilização dos controles, permitindo uma precisa mensuração da utilização de recursos com o devido acompanhamento gerencial.

Na área operacional – implantação de rotinas e procedimentos de forma a maximizar a produtividade dos recursos próprios e terceirizados.

Instrumental jurídico – análise e indicação das necessidades de implantação e ou adaptação às práticas atuais de mercado, dos seguintes instrumentos: Convenção de condomínio, Contrato de cessão de direitos, Contrato de locação, Normas gerais regedoras das locações, Regimento Interno, e Estatuto da associação de lojistas.