Primeira estaca marca início das obras do Costa Oeste Shopping


Gazeta de Toledo | 18/03/2015 ‐ 00:01

Nessa terça‐feira, 17, por volta das 17:30h, foi encravada no solo do terreno adquirido para o empreendimento a primeira estaca que marca o início das obras do Costa Oeste Shopping. Ao todo serão 1.300 estacas. Cada uma mede 12 metros de comprimento e pesa quase duas toneladas. A máquina chamada de bate‐estaca iça o bloco em concreto e com um cabo de aço e começa a bater um peso na estaca, que é fincada na terra e serve como o alicerce da obra. O arquiteto do projeto, Ricardo Leites, explica que foi feito um teste de sondagem para saber qual seria o comprimento das estacas. “Se por uma eventualidade a estaca penetrar no solo uns 10 metros, corta‐se dois metros restantes. Se a estaca entrou os 12 metros e não atingiu o ponto correto é preciso emendar outra estaca e continuar batendo. E isso é a fundação da obra”, afirma. Ricardo disse que cerca de 30 estacas serão encravadas por dia e serão necessários quase dois meses para que todas estejam instaladas. Em cima dessas estacas é que será construída a estrutura do shopping. Ele revela que cada pilar do empreendimento terá 240 toneladas para suportar o peso da obra. Eduardo Gomes, diretor de planejamento e financeiro da Semma, Empresa de Shopping Centers da cidade de São Paulo, disse que a instalação da pedra fundamental do Costa Oeste é uma nova fase e traz credibilidade para o empreendimento e com isso a tendência é acelerar as vendas das cotas. “Começar as obras é um fato muito importante para o shopping”, diz. A previsão é que o Costa Oeste seja inaugurado em abril de 2017. Segundo Eduardo, seis meses antes da inauguração os empresários receberão as chaves para montar as suas lojas. Ele confirmou uma alteração na metragem inicial proposta, que passará de 29.700m² para 35.000m². “Uma loja âncora pediu um aumento de espaço e está sendo estudado e terão outras alterações até a inauguração do shopping, o que é absolutamente normal em uma construção desse porte”, afirma.

Segundo o diretor comercial da Semma, Marcos Semenzin, as três lojas âncoras já estão praticamente confirmadas e serão as Lojas Americanas, Lojas Renner e Riachuelo. Faltam apenas algumas questões contratuais a serem definidas. No Costa Oeste o entretenimento também está garantido. “Estamos acertados com o World Games, da cidade de São Paulo, que ficará responsável pela área de lazer, e o Top Cineplex, encarregado do complexo de cinemas”. Ele disse que mesmo com um cenário negativo da eco nomia brasileira, o setor varejista do país está pensando em expansão e que não existe mercado ruim para bons projetos e o Costa Oeste é um bom projeto.
Para o prefeito Beto Lunitti, que acompanhou a primeira estaca sendo encravada no solo do futuro shopping, este foi um momento histórico e a data será lembrada pelo início efetivo do empreendimento. “É um momento simbólico estar aqui com os empreendedores da obra que irá proporcionar a geração de emprego e renda para o município e também será um espaço de negócios e entretenimento para as famílias de Toledo e da região. O Poder Executivo, o Legislativo e o setor empresarial esperam que esse grande projeto prospere e que Toledo continue presente no cenário econômico do Paraná”. A expectativa é que após a inauguração o Costa Oeste receba cerca de 300 mil visitantes por mês e que o estacionamento receba mais de 80 mil veículos no mesmo período. “Hoje o shopping é um local de convivência, lazer,alimentação, assistir bons filmes no cinema e também de fazer compras. E o mais importante é o shopping ser completo em tudo e que atenda toda a família”, diz Eduardo Gomes.

noticias_5508aee566eefnoticias_5508aee5c0747