Profissionais iniciam obras do Shopping Costa Oeste


Jornal do Oeste – Da Redação – 26/02/15 – Janai Vieirag_construcao-novo-shopping-22

Já teve início a implantação do canteiro de obras do Shopping Costa Oeste. Aqueles que trafegarem na rua Carlos Barbosa – proximidades do cruzamento com a avenida Ministro Cirne Lima – poderão notar movimentação no terreno. A expectativa é que no início da próxima semana a estrutura já esteja pronta.
“O barracão com aproximadamente 900 m² vai alojar os escritórios administrativos e da engenharia. Além disso, no local também abrigará a cozinha, refeitório, almoxarifado, sanitários e depósito em geral”, explica o coordenador de obras Onório Usinger.
Profissionais de diversas empresas estão trabalhando na instalação elétrica, encanamento, construção civil entre outros serviços para que o canteiro de obras seja finalizado. “Com esta estrutura pronta é possível executar os próximos trabalhos”, comenta o coordenador.

ETAPA
Com as instalações do barracão finalizadas a próxima etapa é iniciar o revestimento primário do solo com a colocação de cascalhamento. Desta forma é possível que em dias chuvosos as máquinas possam transitar no terreno. “Sabemos que as condições climáticas interferem no andamento de uma obra e em seu cronograma de atividades, por isso pensamos em medidas que possamos trabalhar mesmo nos dias de chuva”, pontua Usinger.

PRÉDIO VERDE
O coordenador destaca que desde o início das discussões do projeto, os profissionais se preocuparam com questões voltadas a preservação do meio ambiente e os impactos que uma obra deste porte pode causar. “A estrutura terá aproximadamente 30 m², ou seja, uma grande área de impermeabilização do solo. Para resolver isso, serão construídas trincheiras”.
O profissional explica que o solo será escavado para a colocação de camadas de pedra e areia. Assim formará uma caixa que irá reter parte da água da chuva. O sistema fará com que ela seja filtrada de forma lenta e retorne ao lençol freático. Aproximadamente 450 mil litros de água da chuva serão armazenadas em caixas para que seja utilizada na lavagem de pisos e sanitários do shopping.
“Toda a demarcação da obra já foi realizada. A sondagem e estudos já foram realizados. Os projetos foram encaminhados aos órgãos competentes para serem aprovados. Em breve, as pessoas poderão visualizar este grande empreendimento regional ganhando forma”, finaliza o coordenador.