Setor de shoppings mostra aquecimento


Fonte DiarioWeb 04/07/10

Barretos

O segmento de shopping centers demonstra fôlego para crescimento no Noroeste paulista. A grande estrela do momento é o North Shopping, que será inaugurado ainda neste semestre em Barretos. Empreendimentos em outros municípios da região de Rio Preto também investem em expansões. Além disso, a médio prazo, o Grupo Iguatemi anunciou a instalação de um centro de compras em Rio Preto. 

Projetando um faturamento anual em torno de R$ 120 milhões, o grupo cearense North Empreendimentos inaugura, em outubro, o North Shopping Barretos, que ocupará uma área de 30 mil metros quadrados e 17 mil metros de área para locação (ABL, ou “área bruta locável”, espaço destinado à instalação de lojas, restaurantes, cinemas e outros fins comerciais). O valor do investimento não foi divulgado.  DSC02343

O empreendimento vai ser instalado no antigo prédio onde funcionou o Arena Shopping, que estava fechado havia três anos, quando em julho do ano passado fechou negociação com o grupo Carrefour e o incorporou ao grupo. O Grupo North reúne o North Shopping Fortaleza, Via Sul Shopping e Maracanaú Shopping, os três varejistas, e o Fortaleza Fashion Mall, atacadista, além do Shopping Caruaru, em Pernambuco. 

A administração do North Shopping Barretos já começou a comercializar os espaços que vão abrigar as lojas do empreendimento. A comercialização será feita pela Semma, empresa especializada na administração de shopping centers.Serão 103 lojas-satélite, três salas de cinema, uma delas em 3D, e mais cinco lojas-âncora. Até agora foram confirmadas as Lojas Marisa e Lojas Americanas. 

O shopping será instalado na Via Conselheiro Antonio Prado, no bairro Marieta, 1400, Zona Sul da cidade. De acordo com Marcos Semenzin, diretor da Semma, um dos critérios da escolha de Barretos para instalação do empreendimento foi a oportunidade de o grupo cearense entrar na região Sudeste do País. 

Localização 

A localização geográfica estratégica do município também foi outro atrativo para a instalação do shopping. Barretos tem uma zona de influência de 365 mil pessoas. A expectativa é de que passem pelo local aproximadamente 200 mil pessoas por mês. “Essas pessoas hoje, se quiserem ir a um shopping terão de ir a Rio Preto ou Ribeirão Preto e com o novo empreendimento não vão precisar se deslocar tanto.” 

A construção antiga de 12 mil metros quadrados está sendo remodelada e ampliada em cerca de 5 mil metros. Serão ainda cerca de 800 vagas no estacionamento. A fase atual do empreendimento deve ser responsável pela geração de 600 empregos. Outros 1 mil serão gerados com a inauguração do shopping.