01/05/2015

Shopping Center – da Ideia ao Desempenho

Planejamento

É fundamental para adequar custos de construção e manutenção visando uma operação sustentável. Um produto bem posicionado cria uma relação próxima com o público consumidor.

 

Identificação de Mercado

A empresa desenvolve estudos para a identificação de mercados com vocação comercial, baseado em informações geo-mercadológicas e sócio-econômicos, mensurando variáveis importantes que definem o perfil mercadológico apropriado do empreendimento. Fazem parte desta análise:

Delimitação da Área de Influência.

Identificação da oferta e demanda.

Identificação e mensuração da concorrência.

Mensuração da renda e hábitos de consumo.

Mensuração do mercado já atendido Identificação da renda residual disponível.

Projeção dos potenciais de consumo.

LOCALIZAÇÃO…LOCALIZAÇÃO…LOCALIZAÇÃO – A localização e a análise do mercado potencial é fundamental para a viabilização de um empreendimento de varejo. A identificação de sua área de influência é necessária para a determinação do público a ser atendido, sobre o qual são desenvolvidos os estudos mais detalhados de mercado. Avaliamos a opinião, os hábitos de compra, e os desejos do consumidor, assim como sua capacidade de consumo, considerando o mercado residual, que englobam desde sua renda até o mercado já atendido.

 

Tamanho Adequado

O dimensionamento planejado de um shopping center proporciona ao empreendedor uma maior rentabilidade e consequentemente a possibilidade de um retorno mais rápido do investimento. Dimensionar cada etapa do empreendimento é adequar seu tamanho ao mercado em desenvolvimento. Nesta etapa é possível estabelecer as fases de implantação e futuras expansões racionalizando os investimentos iniciais e futuros.

 

Estudo Arquitetônico

Orientamos o arquiteto para que o empreendimento seja projetado racionalmente, segundo as expectativas de público e vendas, sugerindo soluções modernas que otimizem os investimentos em construção e operação, considerando padrões de qualidade compatíveis com o mercado internacional.

 

Tenant Mix

O tenant mix do empreendimento é planejado com base nos dados do estudo de mercado, a fim de oferecer ao público frequentador o perfil de lojas, serviços e demais operações desejadas, visando também gerar uma circulação adequada entre todas as áreas do empreendimento.

 

Viabilidade econômico-financeira

Com as informações da pesquisa de mercado, dados físicos da área disponível, zoneamento e legislação local, é elaborado o estudo de viabilidade econômico financeira.

O estudo de viabilidade projeta o comportamento do negócio para um período de 12 anos, incluindo a fase pré-operacional com todos os custos para a implementação do empreendimento, e sua operação até o detalhe da projeção mensal de resultados. Com todas estas informações e um conjunto de indicadores precisos como taxa interna de retorno, tempo de retorno do investimento, retorno médio do capital investido e outros, os empreendedores e investidores passam a possuir uma ferramenta que indica com clareza a rentabilidade e os riscos envolvidos no negócio.

O estudo de viabilidade econômica aliado a um rígido cronograma físico-financeiro, incluindo custos de construção e de operação, fontes de financiamento e previsão para lucro, asseguram ao empreendedor o retorno do seu investimento.

 

Estruturação Jurídica

O desenvolvimento correto do instrumental jurídico em conformidade com as necessidades de investidores, empreendedores e mercado, proporciona um bom relacionamento entre lojistas e gestores, minimiza custos e previne demandas de longo prazo. Desenvolvemos os seguintes trabalhos nessa área:

Elaboração da convenção de condomínio.

Elaboração da tabela de Coeficientes de Rateio de Despesas (CRD).

Elaboração da escritura de normas gerais regedoras das locações.

Elaboração do regimento interno.

Elaboração do estatuto da associação de lojistas.

Elaboração dos modelos de contrato de locação.

Elaboração dos modelos de contrato de cessão de direitos.

Desenvolvimento do Projeto

Para o desenvolvimento de um negócio rentável, atuamos em diversos pontos de extrema relevância para o sucesso do empreendimento:

Estabelecimento de plano estratégico de publicidade e ou de relações públicas para o lançamento e sustentação da fase de comercialização do projeto.

Desenvolvimento, junto ao empreendedor de Tabela de Comercialização (preços e condições).

Elaboração da estratégia de comercialização.

Estabelecimento do comitê de análise e aprovação de propostas de locação.

Acompanhamento do processo de comercialização do empreendimento, com participação no comitê de análise e aprovação.

Participação em todo o desenvolvimento, assessorando os empreendedores tanto comercialmente quanto em todos os aspectos de coordenação geral do empreendimento.

 

Planejamento e Desenvolvimento de Fachada Ativa (SP)

O novo plano diretor do Município de São Paulo cria a oportunidade de exploração comercial das fachadas dos edifícios, sem utilizar a área computável de seu projeto, proporcionando a implantação de áreas comerciais significativas em projetos de médio e grande porte. Desenvolvemos a tipificação e dimensionamento desse varejo específico a ser instalado, considerando mix, localização e faseamento, de forma que as operações sejam autossustentáveis, embasadas na demanda projetada. O dimensionamento e tipificação do varejo leva em consideração os seguintes pontos relevantes:

Master plan e premissas estabelecidas na etapa dimensionamento de ocupação.

Dimensionamento das áreas de vendas das operações conforme critérios aplicados ao varejo, considerando:

A ocupação em cada fase do projeto;

As classes socioeconômicas dos ocupantes e da população flutuante;

Os hábitos de consumo baseados na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF – IBGE);

Indicadores de presença das principais ocupações varejistas, principalmente as de conveniência por serem as de maior necessidade inicial;

Crescimento projetado das populações fixa e flutuante;

Efeito de polarização do varejo instalado sobre o entorno.