20/06/2014

Viabilização e Funding

Planos de Negócios

Desenvolvemos planos de negócios para implantação de empreendimentos, expansões e projetos específicos, utilizando-se de metodologia consagrada para a apresentação e análise de negócios.

A existência de um Plano de Negócios possibilita a diminuição da probabilidade de insucesso de projetos, uma vez que riscos e situações operacionais adversas serão previstas no seu processo de elaboração, assim como a elaboração de planos de contingência. Os planejamentos de marketing, operacional, de crescimento, e outros são refletidos no plano financeiro do projeto, permitindo a visualização dos recursos financeiros necessários à sua execução e possibilitando o planejamento da sua captação.

O Plano de Negócios ajuda a encontrar um caminho para o futuro da empresa. O objetivo é adquirir através da sua elaboração o conhecimento suficiente do tipo de negócio ou serviço que está sendo analisado, os objetivos perseguidos, os clientes atuais e potenciais, os mercados, os preços, a concorrência, os recursos financeiros disponíveis, as operações e o ambiente externo, de maneira a permitir um melhor gerenciamento das operações, o estabelecimento de estratégias que permitam a consecução de melhores resultados. Isto permite elevar a eficiência da gestão e, portanto aumentar a qualidade da comunicação, o grau de confiabilidade e melhorar a imagem da empresa.

Por outro lado, o Plano de Negócios é muito importante na medida em que serve como um instrumento de apresentação do projeto para diferentes públicos. Serve também como instrumento de comunicação entre a empresa e os vários agentes externos como clientes, bancos, investidores, agências de financiamento e empresas de capital de risco. O tipo de informação e o nível de comunicação a ser utilizada dependem do público-alvo e dos objetivos que se pretende atingir na comunicação.

Funding e Parcerias

O dinamismo atual de nosso mercado traz inúmeras oportunidades para a implementação de novos empreendimentos, expansões, e participações estratégicas.

A consolidação do segmento de shopping centers, a criação de fundos imobiliários, a recente retomada da economia, faz surgir no mercado novos investidores, nos mais diversos perfis, interessados nesses empreendimentos.

Para empreendedores que desejam expandir seus negócios com a diluição de riscos em diferentes projetos, o conhecimento desse mercado de investidores é necessário.

Desenvolvemos esse trabalho de prospecção e promoção, identificando as partes, fornecendo as ferramentas técnicas como estudos de viabilidade e planos de negócios, elaborando apresentações específicas, e propiciando o fechamento de negócios.

A Semma e suas parceiras globais disponibilizam ao empreendedor brasileiro a prospecção de investidores internacionais para a viabilização de negócios relacionados a shopping centers no Brasil. Esses serviços incluem também a estruturação dessas transações, englobando:

  • Análise da viabilidade comercial do negócio.
  • Elaboração da viabilidade econômico-financeira para prospecção.
  • Identificação de investidores no mercado mundial.
  • Apresentação do negócio à investidores.
  • Negociação das condições propostas.
  • Estruturação da documentação do negócio.
  • Estruturação jurídica de SA e SPE para viabilização dos investimentos.

Avaliações 

O objetivo de uma avaliação é determinar com precisão o real valor do negócio de forma a propiciar a seus proprietários parâmetros para transação de compra e venda de cotas de participação e ou apropriação do valor em seus registros.

O trabalho de avaliação de empreendimentos é desenvolvido de acordo com as técnicas mais adequadas, levando em conta sua atual capacidade de geração de caixa, potencial de crescimento e possibilidades de expansão. A metodologia utilizada é a de fluxo de caixa previsto descontado. Os seguintes pontos são considerados:

  • Revisão do estado físico do empreendimento.
  • Revisão do fluxo de caixa atual.
  • Cálculo da Taxa Interna de Retorno.
  • Análise dos Indicadores de Performance.
  • Potencial de crescimento.
  • Possibilidades de expansão.

Com base nas premissas estabelecidas e nas informações coletadas, é desenvolvido fluxo de caixa para um período de 12 anos considerando o status atual do empreendimento, seu potencial de crescimento e eventual possibilidade de expansão. O fluxo de caixa é descontado em intervalos de taxas de desconto de maneira a proporcionar a visão do valor econômico do empreendimento.